O Bom Pequeno Henry: A pobre mãe doente (Cap.1)

segunda-feira, agosto 26

( Outros contos em: "Old French Fairy Tales" )
Houve uma Pobre Mulher, uma viúva, que morava sozinha com seu pequeno filho Henry. Amava-o ternamente e ela tinha uma boa razão para fazê-lo, pois ninguém nunca tinha visto uma criança mais charmosa. Embora tivesse apenas sete anos de idade, ele mantia a casa, enquanto a boa mãe trabalhava diligentemente e, em seguida, saia para vender seu trabalho e comprar comida para si e para o seu pequeno Henry. Ele varria, lavava o chão, cozinhava, cavou e cultivou no jardim e quando tudo isso era feito, ele se sentava para consertar suas roupas e sapatos de sua mãe e fazer banquetas e mesas, em resumo, fazia tudo que sua força lhe permitia fazer.

A casa em que moravam pertencia a eles, mas era muito solitário. Na frente da habitação, havia um monte alto, tão alto que ninguém jamais subiu ao cume, e além disso foi cercado por uma torre impetuosa, por muros altos e precipícios insuperáveis.

A mãe e o menino foram felizes, mas ai de mim! Um dia, a pobre mãe ficou doente. Eles não sabiam de nenhum médico e, além disso não tinham dinheiro para pagar por um. Pobre Henry, não sabia como curá-la. Ele a trouxe água fresca, mas não tinha mais nada para lhe dar, ele ficou dia e noite e comeu o seu pequeno pedaço de pão seco ao pé de sua cama. Quando ela dormiu, ele olhou para ela com tristeza e chorou. A doença aumentou a cada dia e, finalmente, a pobre mulher estava quase a estado de morrer. Ela não conseguia falar nem engolir e já não conhecia o pequeno Henry, que estava chorando de joelhos perto de sua cama. Em seu desespero, ele gritou:

"Fada Beneficiente, venha ao meu auxílio! Salva a minha mãe!"

Henry mal tinha pronunciado essas palavras, quando uma janela se abriu e uma senhora ricamente vestida entrou com uma voz suave, dizendo-lhe:

"O que você deseja de mim, meu amigo? Você me chamou, aqui estou eu!"

"Senhora", exclamou Henry, atirando-se de joelhos e juntando as mãos ", se você é a fada Beneficiente, salva a minha pobre mãe, que está prestes a morrer e me deixar sozinho no mundo."

A boa fada olhou para Henry com mais compaixão e então, sem dizer uma palavra, ela se aproximou da pobre mulher, inclinou-se sobre ela, examinoua atentamente, soprou sobre ela e disse:

"Não está em meu poder, minha pobre criança, para curar sua mãe, sua vida depende de você sozinho, se você tiver coragem de aceitar a viagem, eu vou apontar-lhe"

"Fala, minha senhora! Peço que você fale! Não há nada que eu não me comprometa para salvar a vida de minha querida mãe."

A fada respondeu:

"Você tem que ir e procurar a planta da vida, que cresce no topo da montanha que você vê a partir desta janela. Quando você tiver obtido esta planta, pressione seu suco na boca de sua mãe e ela será imediatamente restaurada e saudável."

"Vou começar imediatamente, madame. Mas quem vai cuidar de minha pobre mãe durante minha ausência? E, além disso," ele disse, chorando amargamente ",ela estará morta antes do meu retorno."

"Não se preocupe, minha querida criança. Se você vai para a procura da planta da vida, sua mãe não precisará de nada antes do seu retorno; ela permanecerá precisamente na condição em que você irá deixá-la. Mas você deve ousar muitos perigos e suportar muitas coisas antes de arrancar a planta da vida. Grande coragem e muita perseverança são necessárias de sua parte."

"Eu não temo nada, minha senhora, minha coragem e perseverança não devem falhar. Diga-me como eu sei qual é esta planta entre todas as outras que cobrem o topo da montanha."

"Quando você chegar ao cume, chame o médico, que tem a seu cargo esta planta, lhe informe que eu te enviei e ele lhe dará um ramo da planta da vida."

Henry beijou as mãos da boa fada e lhe agradeceu sinceramente, tirou uma licença triste de sua mãe, cobrindo-a de beijos, colocou um pouco de pão no bolso e partiu, depois de saudar a fada respeitosamente.

A fada sorriu encorajando a esta pobre criança que tão bravamente resolveu subir uma montanha tão perigosa que nenhum daqueles que tinham tentado, jamais haviam alcançado o cume.